O ciclo de gerência na prática: os Atributos do Gerente

No trabalho do dia-a-dia, as fases deste ciclo clássico de gerência se entrelaçam, estando mais claramente definidas nas camadas hierárquicas mais elevadas e até se confundindo quando nas camadas mais operacionais. os atributos do gerente devem ser aplicados em cada nível da empresa, com definição clara das fases do processo, conforme o diagrama PLOC:

Atributos do Gerente (PLOC)

Na fase de Planejamento

O gerente define o futuro da empresa, com base em certos critérios, como o conhecimento da situação ambiental em que atua e, a partir dos grandes propósitos e razões da existência (missão) da sua empresa, define os objetivos e elabora os planos de ação para a perfeita condução rumo aos objetivos. É a fase preparatória da ação gerencial.

Na fase de Liderança/Direção

O gerente conduz o seu grupo na execução de ações de trabalho rumo aos objetivos planejados. Usa da motivação, da comunicação, da criatividade, da disciplina, do treinamento, etc.

Na fase de Organização

O gerente prepara os recursos previstos no planejamento (materiais, humanos, financeiros, etc.) para em seguida os colocar à disposição da liderança/direção, que os executa. Envolve definição de procedimentos administrativos, atribuições funcionais, delegação, distribuição do trabalho, ocupação do espaço etc.

Na fase de Controle

O gerente acompanha os resultados da liderança/direção, bem como os da fase da organização e os compara aos objetivos estabelecidos pelo planejamento. Em muitas situações, é na fase de controle que o próprio planejamento é avaliado, podendo até redefinir certos objetivos.


Sadi Zamin
Administrador com Habilitação em Agronegócios; Pós Graduado em: Administração e Estratégia Empresarial; em Gestão Empresarial; e em Gestão Estratégica de Pessoas. Consultor e Fundador da Humanizare Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Contato: sadi@humanizare.com.br

Sadi Zamin

Comentários

Artigos Relacionados